Ouvir a Rádio    Livros Grátis    Livros Novos    Contatos    Podcast da rádio    Aulas de Prabhupada    Whatsapp    Telegram    Dia 25 Esqueça livros de Prabhupada    História da Rádio    Terço Hare Krishna    Doar

Yudhisthira Maharaja disse:

 

Madhusudana, qual é o nome do Ekadasi que ocorre durante o quarto-crescente do mês Asvina(setembro/outubro)? Por favor seja misericordioso e fale-me sobre isto.

O Senhor Supremo Sri Krishna respondeu:

 

-Ó rei, ouça por favor enquanto Eu explico as glórias do Pasankusa Ekadasi, o qual remove todos os pecados. Neste dia a pessoa deve adorar, de acordo com as regras e regulações, a Deidade de Padmanabha, o Senhor de umbigo de lótus. Assim fazendo, adquire-se qualquer prazer celestial desejado neste mundo e por fim, se alcança a liberação. Simplesmente por se oferecer humildes reverências ao Senhor Vishnu, aquele que é transportado por Garuda, somente uma única vez, pode-se alcançar o mesmo mérito que é obtido pela execução de grandes penitências com os sentidos completamente controlados por um longo período de tempo. Embora a pessoa possa ter cometido pecados ilimitados, ela pode ainda assim escapar do inferno, simplesmente por prestar suas reverências ao Senhor Hari, o qual remove todos os pecados.

 

Os méritos obtidos por se peregrinar nos tirthas(lugares sagrados) deste planeta terrestre, podem também ser alcançados meramente pelo canto dos santos nomes do Senhor Vishnu(nota 1). Quem quer que cante estes nomes sagrados, tais como Rama, Vishnu, Janardana ou Krishna, especialmente no Ekadasi, nunca irá a morada de Yamaraja. Bem como aquele que jejua no Papankusa Ekadasi, o qual é muito querido por Mim, verá aquela morada.

 

Tanto o vaishnava que critica o senhor Shiva quanto o saivite que Me critica, ambos certamente vão ao inferno. O mérito obtido pela execução de mil Asvamedha yagna e cem Rajasuya, não é igual sequer a um sexagéssimo do mérito alcançado pela pessoa que jejua no Ekadasi. Não há mérito mais elevado que alguém possa obter, do que aquele alcançado pelo jejum no Ekadasi. De fato, nada nos três mundos é tão eficaz ou tão capaz de purificar alguém do pecado, quanto o Ekadasi, o dia do Senhor de umbigo de lótus, Padmanabha.

 

Ó rei, até que a pessoa observe o jejum no dia do Senhor Padmanabha, chamado de Papankusa Ekadasi, ela permanecerá pecaminosa, e as reações dos seus malfeitos passados nunca a abadonarão. Não há mérito em todos os três mundos que possa competir com o mérito alcançado por se observar o jejum neste Ekadasi. Ó rei, nem mesmo o Ganges, Gaya, Kasi, nem Puskara, ou até mesmo o lugar sagrado de Kuruksetra, pode outorgar tanto mérito quanto o Papankusa Ekadasi.

 

Ó Yudhisthira, protetor da terra, após observar o Ekadasi durante o período do dia, o devoto deve permanecer acordado durante a noite, pois assim fazendo, ele alcança facilmente a morada do Supremo Senhor Sri Vishnu. Dez gerações de ancestrais do lado materno, dez gerações do lado paterno e dez gerações do seu conjuge são todos liberados pela simples observação do jejum neste Ekadasi. Todos estes ancestrais alcançam as suas formas transcendentais originais de quatro braços. Usando roupas amarelas e belas guirlandas, eles sobem ao mundo espiritual nas costas de Garuda, o inimigo das serpentes. Esta é a benção que meu devoto alcança simplesmente por seguir um Papankusa Ekadasi corretamente.

 

Ó melhor dos reis, quer a pessoa seja uma criança, um jovem ou um velho, o jejum no Papankusa Ekadasi livra-lo-á dos pecados e fará com que esta pessoa fique imune ao renascimento no sofrimento infernal. Quem quer que observe o jejum neste Ekadasi livra-se de todos os seus pecados e retorna à morada do Senhor Hari. Aquele que doa ouro, sementes de gergelim, terra fértil, vacas, grãos, água potavel, um guarda-chuva, ou um par de sapatos neste dia muito sagrado, nunca terá de visitar a morada de Yamaraja, aquele que sempre pune os pecadores. No entanto se um residente da terra falha em executar atos espirituais, especialmente a celebração do jejum em dias santos tais como o Ekadasi, está dito que a sua respiração não é melhor do que a baforada do fole de um ferreiro.

 

Ó melhor dos reis, especialmente no Papankusa Ekadasi, até mesmo os pobres devem antes de tudo se banhar e então dar alguma caridade e executar outras ativiades auspiciosas de acordo com suas habilidades.

 

Quem quer que execute sacrifícios ou construa poços públicos, locais de descanço, jardins ou casas, não sofrerá as punições de Yamaraja. Realmente, deve-se compreender que uma pessoa certamente executou tais atividades piedosas em sua vida passada, se ela possui longa vida, riqueza, ou nascimento elevado ou então se está livre de todas as doenças. Mas a pessoa que observa o Papankusa Ekadasi, vai para a morada do Senhor Supremo.

 

O Senhor Krishna concluiu:

 

-Então, ó santo Yudhisthira, Eu narrei para você as glórias do Papankusa Ekadasi. Por favor pergunte-Me mais se deseja continuar ouvindo sobre o Ekadasi.

Assim acaba a narração das glórias do Papankusa Ekadasi ou Asvina-sukla Ekadasi

do Brahma-vaivarta Purana.

 

-NOTA-

 

01-De acordo com o Srimad Bhagavatam, Vishnu é uma encarnação Purusha da expansão quadupla do Sr. Sri Krishna.

- FIM -


Pasankusa jejum de Ekadasi 22



Doar na CAIXA ou na Loteria
Ag: 0276 Conta Poupança 013/ 6678-1
Danilo Nicolace [Nayana]





Nenhum comentário:

Postar um comentário